
Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação
2018; Volume: 20; Issue: 5 Linguagem: Português
10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4625
ISSN2178-7727
AutoresIsabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO Ensino de Ciências no nível fundamental é uma tarefa estimulante e está em ampla discussão nas pesquisas educacionais e dentro da sala de aula. Nesta investigação de abordagem mista e exploratória o objetivo foi compreender as concepções que os discentes de pedagogia têm acerca do entendimento e da relevância do Ensino de Ciências para e na formação de pedagogos. As concepções de um grupo de 31 discentes regularmente matriculados na turma de 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (UECE-FACEDI), foram acessadas por meio de um relato escrito espontâneo desses alunos. Os dados coletados foram decodificados e categorizados a partir de seu lançamento no software IRAMUTEQ em conjunto com a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que o Ensino de Ciência é relacionado com a construção de conhecimentos específicos que possibilitam ensinar Ciências nas séries iniciais da educação básica. Os futuros pedagogos destacam também a necessidade de conhecer questões relacionadas ao meio ambiente, para além das bases teóricas do tema. Foi registado preocupação dos entrevistados em compreender o meio, sem, no entanto, se preocupar com a sua contextualização ou mesmo com a utilização da interdisciplinaridade e da ludicidade, como veículo de transposição do conhecimento adquirido na academia e levado pra dentro da sala de aula. É conclusivo, portanto, através desse processo de análise da mensagem, que o Ensino de Ciências para e na formação do pedagogo deve ser articulado a questões de formação docente, de construção de conhecimentos específicos, de relações com outras disciplinas e de ludicidade, no propósito de contribuir para a formação de indivíduos autônomos, cidadãos e críticos.
Referência(s)