Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v21i3.50466

ISSN

1980-6183

Autores

Gislane Ferreira de Melo, Walan Robert da Silva, Amanda Alves Silva, Tânia Mara Vieira Sampaio, Fernando Luiz Cardoso,

Tópico(s)

Sport Psychology and Performance

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física.

Referência(s)