Artigo Acesso aberto

Autoria, revisão colaborativa e apropriação cultural

2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v31i2p123-141

ISSN

2236-4242

Autores

Elsa Pereira,

Tópico(s)

Cultural Insights and Digital Impacts

Resumo

Tomando como referência o modelo editorial que está a ser desenvolvido para a poesia de Pedro Homem de Mello (1904- 1984), este trabalho procura refletir sobre o problema da atribuição crítica de autoridade, nos casos em que se documentam situações de revisão colaborativa e apropriação cultural. Em linha com as posições teóricas de James Thorpe (1972) e Siegfried Scheibe (1995), entre outros, defende-se que, do ponto de vista editorial, todos os testemunhos sancionados pelo autor estão em pé de igualdade, e por isso, em vez de fixar um texto, apresentando-o como a lição mais autêntica, a solução adotada passará por um tratamento não-hierarquizado de múltiplos estágios textuais. Este procedimento, designado de versioning ou multiple texts, beneficia-se especialmente das virtualidades do hipertexto eletrônico, para conciliar tipos variáveis de autoridade e percursos alternativos de leitura.

Referência(s)