Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Adalgisa Nery e a literatura anáglifo diante e contra as imagens

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 29 Linguagem: Português

10.5007/1984-784x.2018v18n29p178

ISSN

1984-784X

Autores

Luiz Antônio Ribeiro,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo busca pensar a escrita da escritora brasileira Adalgisa Nery, principalmente suas obras A Imaginária (2009) e A Neblina (1972), através do pensamento arquifilológico de Raúl Antelo. Ao encarar as imagens de Adalgisa propostas por Ismael Nery, Cândido Portinari e o poeta Murilo Mendes, o artigo pretende, diante da escrita de Adalgisa, a desativação destas imagens para que elas se tornem centros vazios, ou seja, que se mantenham novamente disponíveis a outras articulações de história, memória e política. Neste sentido, utilizamos a imagem de um anáglifo proposto por Adalgisa: a sobreposição de imagens lado a lado que ao mesmo tempo em que apontam para uma profundidade, desarticulam o olhar deste centro.

Referência(s)