
Adalgisa Nery e a literatura anáglifo diante e contra as imagens
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 29 Linguagem: Português
10.5007/1984-784x.2018v18n29p178
ISSN1984-784X
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo busca pensar a escrita da escritora brasileira Adalgisa Nery, principalmente suas obras A Imaginária (2009) e A Neblina (1972), através do pensamento arquifilológico de Raúl Antelo. Ao encarar as imagens de Adalgisa propostas por Ismael Nery, Cândido Portinari e o poeta Murilo Mendes, o artigo pretende, diante da escrita de Adalgisa, a desativação destas imagens para que elas se tornem centros vazios, ou seja, que se mantenham novamente disponíveis a outras articulações de história, memória e política. Neste sentido, utilizamos a imagem de um anáglifo proposto por Adalgisa: a sobreposição de imagens lado a lado que ao mesmo tempo em que apontam para uma profundidade, desarticulam o olhar deste centro.
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