Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias lúdicas na reabilitação motora de crianças com paralisia cerebral: revisão integrativa

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Linguagem: Português

10.5216/ree.v20.50936

ISSN

1518-1944

Autores

Lívia Willemann Peres, Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, Willyane de Andrade Alvarenga, Mona Moamad Al Ghazaoui, Tamara Mohamad Rahall, Lucila Castanheira Nascimento,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivou-seidentificar e analisar as estratégias lúdicas utilizadas na reabilitação de desordens motoras em crianças com paralisia cerebral. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conduzida por dois revisores independentes, nas bases de dados LILACS, EMBASE, Web of Science, CINAHL e PubMed. As buscas abrangeram o período de 2006 a 2017 e os idiomas português, inglês e espanhol. A estratégia de busca contemplou várias palavras-chaves, utilizando-se a abordagemPICO. Foram incluídos 20 artigos e os resultados mostraram-se satisfatórios na utilização de estratégias lúdicas, com foco na motricidade fina, motricidade grossa, equilíbrio e marcha das crianças com paralisia cerebral. Os videogames e os jogos de computador foram as estratégias mais utilizadas. Conclui-se que a incorporação do lúdico no tratamento de crianças com paralisia cerebral, desde que utilizado de maneira adequada, é importante para subsidiar a melhora das habilidades motoras e favorecer a relação terapeuta/paciente, tornando o tratamento mais dinâmico e eficaz.

Referência(s)