
O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26512/rpf.v2i2.12078
ISSN2594-4746
AutoresMarcelo Andrade, Luiz Otávio Buffon, Alfeu Scarpat,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo apresenta o relato de uma experiência envolvendo o ensino de circuitos elétricos simples, na disciplina de física, para uma turma de ensino médio. As atividades foram desenvolvidas a partir do uso do software simulador de circuitos elétricos EveryCircuit e foram aplicadas a partir da abordagem didática, conhecida como ensino por investigação. Nesta modalidade de ensino, os alunos são expostos a questões e problemas que devem ser resolvidos a partir da investigação de um dado fenômeno. Os alunos usaram o programa para construir e simular as situações físicas envolvendo os circuitos elétricos. Para mediar estas atividades de investigação foi utilizado o método POE – predizer, observar e explicar – de modo que as questões relativas à investigação didática fossem trabalhadas a partir desse método. Os resultados da aplicação nos indicam que as atividades promoveram de forma significativa a participação e envolvimento dos alunos com o objeto de estudo, mostrando também evidências de que os alunos se apropriaram dos conceitos relacionados ao tema de circuitos elétricos simples.
Referência(s)