Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Perspectivas de Identidade Profissional de Professores que ensinam Matemática presentes em artigos científicos publicados entre 2006-2016

2018; Volume: 20; Issue: 5 Linguagem: Português

10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4151

ISSN

2178-7727

Autores

Ênio Freire de Paula, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino,

Tópico(s)

Teacher Education and Leadership Studies

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação, cujo objetivo foi mapear, descrever e analisar perspectivas do conceito de identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM), e noções importantes associadas a esse conceito, presentes em artigos científicos, publicados no período 2006 - 2016, nos quais essa temática se apresentou como foco central de investigação. O corpus constituído reúne 23 artigos inventariados em 10 periódicos: 18 em língua inglesa, 1 em língua espanhola e 4 em língua portuguesa. Quatro desses artigos não tratam diretamente da IP de PEM, mas discutem noções consideradas importantes. Dentre aqueles que discutem a IP de PEM, identificaram-se quatro perspectivas epistemológicas: holística, wengeriana, político-reformista e pedagógica dos estágios. Os resultados revelam que essas perspectivas se inter-relacionam e evidenciam a relevância dos elementos socioculturais e dos aspectos afetivos e emocionais no processo de desenvolvimento da IP, envolvidos na formação (inicial e continuada) de PEM.

Referência(s)
Altmetric
PlumX