Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A PRESSÃO PARA EXPANSÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE TERMOS DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 39; Issue: 145 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302018186306

ISSN

1678-4626

Autores

Marina Feldman, Adriana Aparecida Dragone Silveira,

Tópico(s)

Comparative constitutional jurisprudence studies

Resumo

RESUMO: Apresenta-se mapeamento do cenário de exigibilidade extrajudicial do direito à educação infantil, buscando compreender como a atuação do Ministério Público incide na efetivação deste, analisando em específico o caso do Paraná. A partir da constatação de que 37 municípios no estado apresentam firmamento de termos de ajustamento de conduta para ampliação de vagas na educação infantil entre 2008 e 2016, buscam-se causas e efeitos do uso dessa ferramenta. Também se procura, em diálogo com os documentos, compreender como os acordos tratam o acesso à etapa e propõem controlar o cumprimento do acordado. Como conclusões, evidencia-se cenário de incidência da política institucional desse ator para a elaboração dos acordos, ainda que seus efeitos se mostrem limitados.

Referência(s)