
ANATOMIA, ARTE E ESPORTE: APRENDIZADO QUE VAI ALÉM DAS SALAS DE AULA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 17; Issue: 20 Linguagem: Português
10.5216/revufg.v17i20.51663
ISSN1677-9037
AutoresAna Cristina Silva Rebelo, Tatiana de Sousa Fiuza, Polyanne Junqueira Silva Andresen Strini, Romes Bittencourt Nogueira de Sousa, João Batista Rodrigues Dutra, Karla Lima Rodrigues, Luiz Fernando Martins de Souza Filho, Paulinne Junqueira Silva Andresen Strini,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoO estudo da Anatomia busca compreender os componentes motores e funcionais a partir de diversas expressões do movimento humano.O presente trabalho buscou realizar apresentações artísticas e esportivas, além de identificar os principais movimentos anatômicos envolvidos. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (n° 1.007.285) e desenvolvido por acadêmicos de Educação Física Licenciatura,em escolas/creches/centros de treinamento/parques em Goiânia-GO entre os dias 10/06/2016 a 20/07/2017. Foram realizadas apresentações artísticas: Ballet/Pole Dance/Zumba e esportivas: Futevôlei/UltimateFrisbee/Judô/BodyWeight Training/Kravmagá. Em todos os exercícios, os maiores grupos musculares trabalhados foram os membros inferiores e superiores. Em menor frequência, foi observado a ativação da musculatura do abdome. Pode-se concluir que o ensino dos componentes motores aplicados às práticas esportivas e artísticas promoveu a construção do conhecimento para além da sala de aula contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes e promoveu uma aproximação entre a comunidade e a Universidade.
Referência(s)