Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As marchas de Gustave Cauvin – a primeira forma sistematizada e regular do cinema militante

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.5007/1984-9222.2017v9n18p83

ISSN

1984-9222

Autores

Luiz Felipe Cezar Mundim,

Tópico(s)

French Historical and Cultural Studies

Resumo

O papel de Gustave Cauvin (1886-1951) na demarcação da primeira fase do cinema militante foi, individualmente, o mais marcante. O presente artigo tem como objetivo apresentar ao público brasileiro, por meio de relatórios de polícia e jornais militantes e pelo trabalho de Perron e Almberg no artigo La propagande par leilm: leslongues marches de Gustave Cauvin, publicado em 2012, as marchas de Cauvin nas Ardenas (França) com seu cinematógrafo em 1913. Destaca-se que sua dedicação à causa da propaganda pela imagem se situou em uma longa história de certo messianismo utópico, um voluntarismo político que buscava levar às massas as imagens que, associadas ao discurso, se pretendiam a voz da emancipação. Sua trajetória parece denunciar, também, o ápice dos limites de uma prática e uma ideologia do movimento operário francês às vésperas da Grande Guerra, ao mesmo tempo em que eram expressão do movimento contra a natalidade e do moralismo abstêmio originário na própria cultura burguesa.

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