Jogo de Carbonos: uma Estratégia Didática para o Ensino de Química Orgânica para Propiciar a Inclusão de Estudantes do Ensino Médio Com Deficiências Diversas
2018; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382418000500007
ISSN1980-5470
AutoresJulián Moreno, Wilmar de Jesús Murillo,
Tópico(s)Knowledge Societies in the 21st Century
ResumoRESUMO: A presente pesquisa procura responder uma questão complexa: Como favorecer uma educação inclusiva e, ao mesmo tempo, promover a aprendizagem da química em jovens no Ensino Médio? Como uma abordagem possível, apresentamos uma estratégia didática com dois componentes: um jogo social online junto a uma narrativa baseada em uma série de televisão popular. A validação dessa estratégia foi realizada em uma instituição de ensino colombiana com 69 alunos com idade média de 16 anos, dos quais 22 tinham algum tipo de deficiência. Os resultados obtidos mostram um desempenho acadêmico superior nos alunos que usaram o jogo em comparação com aqueles que não o fizeram. Ao mesmo tempo, eles mostraram uma atitude mais positiva em relação à metodologia da sala de aula, a interação com seus colegas de classe, como também uma maior confiança em seu processo de aprendizagem.
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