
JORNALISMO E INTERESSE PÚBLICO: uma análise da Agência Câmara Notícias a partir da categorização de fatos
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2359-375x.2018v5n2.42872
ISSN2359-375X
AutoresEdgard Patrício, Leidyanne Viana,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo objetiva avaliar o interesse público na produção noticiosa da Agência Câmara Notícias. Considerando a proposta editorial da Comunicação da Câmara, utilizamos como base teórica os estudos do interesse público no Jornalismo. Analisamos um corpus de 211 notícias, buscando visualizar o interesse público no tipo de fato relatado, de acordo com a classificação de Gomis (1991, 2002) em Resultados (acontecimentos que apresentam fatos consumados), Explosões (fatos inesperados com consequências drásticas), Deslocamentos (etapas ou fases de um acontecimento) e Aparições (eventos caracterizados pela manifestação oral). Concluímos que há um potencial de interesse público na Agência Câmara, contudo a prevalência de critérios institucionais impede que esse potencial seja mais elevado.
Referência(s)