Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESIGN PEDAGÓGICO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS EM AMBIENTE VIRTUAL

2017; Issue: 37 Linguagem: Português

10.26694/les.v1i37.7581

ISSN

2447-6293

Autores

Elena María Mallmann, Juliana Sales Jacques,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Analisamos o impacto de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ambiente Virtual de EnsinoAprendizagem (AVEA) Moodle. Trata-se de resultado de transposição didática dos conteúdos programáticos de disciplinas mediadas por tecnologias educacionais em rede no ensino superior. A preocupação temática multidisciplinar foi avaliar se o design pedagógico de REA maximiza acoplamento hipermidiático entre recursos e atividades de estudo semanais. A tipologia teóricometodológica de pesquisa ação configurou-se em ciclos de planejamento, registros e reflexão crítico-interpretativa refinados pela aplicação de questionários survey ordenados por escala Lickert. Como resultado, destacamos a fluência tecnológico-pedagógica como saber necessário à performance docente durante programação de recursos didáticos e atividades de estudo digitais. Registramos inovações didáticas baseadas em transformações e regularidades nas ferramentas recursos e atividades. Concluímos que a elaboração de REA como referenciais didáticos (modelos e exemplares) amplia fluência tecnológico-pedagógica de professores e estudantes universitários nas tecnologias contemporâneas, maximizando interatividade e interação em plataformas institucionais.

Referência(s)