
Modernização do estado de Mato Grosso: reformas da educação pública primária (1920-1950)
2018; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 3; Issue: 9 Linguagem: Português
10.24280/ape.v3i9.414
ISSN2448-2803
AutoresMargarita Rodríguez, Silvia Helena Andrade de Brito, Maria Angélica Cardoso,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO artigo aborda as reformas da educação pública primária instituídas no Brasil no período 1920-1950, e suas repercussões na estrutura organizacional e no processo de institucionalização do ensino primário em Mato Grosso, identificando a relação existente entre as políticas nacionais de educação e seus desdobramentos regionais. Para tanto, foram coletadas e analisadas normas legais (regulamentos e regimentos), relatórios e discursos de ministros e dos governadores. O resultado do estudo comparativo dos regulamentos que organizavam a educação pública do estado de Mato Grosso dos anos de 1910, 1927 e 1951, evidencia que houve nas propostas de reformas educativas do estado uma sintonia com os ideais de educação republicana, fundamentados na educação laica, gratuita e obrigatória, dado que foram incorporados na legislação os princípios e modelos educativos praticados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, considerados como cânones de progresso na organização e atualização curricular.
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