Artigo Produção Nacional

Metodologia PBL e o Processo de Avaliação no Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Minas Gerais - MG

2018; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2317-0204

Autores

Renata Flávia Nobre Canela Dias, Valter Machado da Fonseca,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente estudo tem como proposito, apresentar como e desenvolvida pelos docentes a avaliacao da aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, que por sua vez adota a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas. Tendo em vista que as praticas pedagogicas estao diretamente relacionadas a avaliacao, o estudo vem elencar as implicacoes para efetivacao do processo de ensino, sistematizando as principais concepcoes existentes na literatura, diagnosticando as concepcoes de avaliacao dominante, estabelecendo diretrizes que oportunizem e possibilitem a construcao de novas propostas que levem em conta a formacao integral dos educandos, como forma de responder qual o papel que as atividades de avaliacao tem desempenhado nas praticas pedagogicas desenvolvidas no curso em analise com a insercao do PBL, demonstrando as dificuldades apresentadas pelos docentes para realizacao de uma avaliacao formativa e processual da aprendizagem. Para a consecucao do referido trabalho, adotou-se os procedimentos tecnicos das pesquisas documental e bibliografica, com leituras e com enfoque qualitativo, realizada por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso de Medicina e com os docentes do 2o ao 12o periodos, grupos focais com estudantes e registros em diario de campo. A pesquisa contou com 40 (quarenta) entrevistados, distribuidos nas categorias supramencionadas. Esta pesquisa e de cunho exploratorio, por proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. Para a interpretacao dos dados coletados, optou-se pela analise do discurso, tendo como referencial Orlandi (1987), Pecheux (2002) e Minayo (2010). A partir da analise dos dados, a pesquisa revelou, a potencialidade da avaliacao como mecanismo de proporcionar a formacao humanista, de identificar lacunas no compromisso com o aprendizado coletivo, com a postura etica do estudante, tornando-se autonomo, critico, participativo, superando suas limitacoes e sendo mais solidario. Registrou ainda as fragilidades na efetivacao do processo de avaliacao no cenario PBL/Unimontes, onde ainda persistem docentes resistentes as mudancas junto ao referido curso, demonstrando tambem outras fragilidades decorrentes de fatores institucionais, como a inadequacao de alguns criterios avaliativos. Os resultados apontam para a necessidade de programas permanentes de capacitacao docente, assim como maior compromisso de todos envolvidos no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento de uma avaliacao coerente com os pressupostos pedagogicos previstos no curriculo.

Referência(s)