O INVASOR: ESTRATÉGIAS REALISTAS E REPRESENTAÇÃO DA PERIFERIA
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2358-8411
AutoresTanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes, Analice de Oliveira Martins,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO cinema como um meio importante para a representacao social que possibilita enriquecer experiencias e, tambem, um meio de construcao de imagens e de significados para o leitor/espectador. Para alem das possiveis amarras hierarquicas entre texto e imagem, coloca-se a necessidade de analisar suas relacoes e o que o texto “faz ver” e a imagem “da a entender”. No Brasil, anos 1990 e 2000, ha uma recorrencia de filmes que utilizam estrategias realistas. Com isso, o estudo propoe-se a analisar tais estrategias de representacao no filme O invasor (2001) sob a perspectiva do “realismo afetivo” (SCHOLLHAMMER, 2012, 2003, 2002a, 2002b), apresentando uma producao com “ar de realidade” que da voz a periferia. Para embasar e contextualizar a tematica abordada, enfatizam-se as relacoes entre texto e imagem, literatura e cinema; a estetica realista e suas nuances; bem como a historia do cinema brasileiro de vies realista e as representacoes da periferia, a partir da analise do objeto cinematografico, tanto pela perspectiva de producao quanto de percepcao dos espectadores. A pesquisa parte da hipotese de que a producao cinematografica apropria-se de estrategias do realismo afetivo, pelo carater eliptico e inquietante, para intensificar “impressoes de realidade”, permitindo leituras imaginativas e hipertextuais. Assim, constata-se que O invasor corresponde a uma linhagem das estrategias realistas que representa as margens da sociedade.
Referência(s)