
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
2017; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21680/2448-296x.2016v1n3id16616
ISSN2448-296X
AutoresCarine Adames Pacheco, Vera Helena Moro Bins Ely, Patrícia Biasi Cavalcanti,
Tópico(s)Color perception and design
ResumoO ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes de projeto para o planejamento do layout de lojas de vestuário, considerando a relação entre o ambiente, os usuários e as atividades realizadas. Para tanto, buscou-se embasamento teórico relativo ao assunto sob os olhares de diferentes campos de conhecimento – Psicologia Ambiental, Marketing, Visual Merchandising, Ergonomia, Arquitetura e Design - e realizaram-se estudos de caso aprofundados em duas lojas de vestuário de uma rede de franquias, situadas em Florianópolis-SC. Foi adotada uma abordagem multi-métodos, centrando-se na compreensão da percepção e comportamento dos usuários, que incluiu: entrevistas com o setor de arquitetura, levantamento espacial, observação sistemática do comportamento por filmagens, análise walkthrough e mapeamento comportamental. Identificaram-se inúmeros aspectos do layout que impactam significativamente no comportamento dos usuários, entre os quais podemos citar: o dimensionamento das circulações, dos provadores e do balcão de caixa; a possibilidade de toque e experimentação dos produtos; a qualidade dos espaços de estar e a eficiência das áreas de apoio. Espera-se que as recomendações projetuais alcançadas possam dar suporte a arquitetos e designers no planejamento de pontos de venda que proporcionem mais conforto, segurança e satisfação para os consumidores efetivarem suas compras e para os funcionários realizarem seu trabalho.
Referência(s)