
INFÂNCIA, MIGRAÇÃO E A ESCOLA RURAL DE LAGUNITA (SUL DE MATO GROSSO - 1916)
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v15i1.50050
ISSN2178-4442
AutoresAdemilson Batista Paes, Fernando Luís Oliveira Athayde Paes,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoNo presente texto aborda-se o tema da educação primária rural no então sul do estado de Mato Grosso. Para tanto, desenvolve-se a narrativa numa abordagem histórica, valendo-se das contribuições e aportes teórico-metodológicos do Paradigma Indiciário do historiador Carlo Ginzburg. O objeto em torno do qual realizou-se a pesquisa é o que diz respeito a uma escola isolada mista, localizada na povoação de Lagunita (região de Ponta Porã), pelos idos de 1916, conforme mencionou o professor em relatório produzido à época. A partir dessa fonte, explorou-se a relação entre a existência da escola, os alunos e a migração, como uma estratégia de estabelecer panorama das regiões isoladas no país, como foi o caso da mencionada. Como se pode constatar facilmente pelas pesquisas mais recentes e os dados que estamos apontando o então território do estado de Mato Grosso, no início do século XX, era composto por imensos espaços vazios, exceção feita ao extremo sul, cuja presença humana passou a ser mais considerável após o fim da Guerra do Paraguai, e, posteriormente, pela extração do mate nos ervais naturais amplamente dispersos campos daquela região.
Referência(s)