Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INFÂNCIA, MIGRAÇÃO E A ESCOLA RURAL DE LAGUNITA (SUL DE MATO GROSSO - 1916)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v15i1.50050

ISSN

2178-4442

Autores

Ademilson Batista Paes, Fernando Luís Oliveira Athayde Paes,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

No presente texto aborda-se o tema da educação primária rural no então sul do estado de Mato Grosso. Para tanto, desenvolve-se a narrativa numa abordagem histórica, valendo-se das contribuições e aportes teórico-metodológicos do Paradigma Indiciário do historiador Carlo Ginzburg. O objeto em torno do qual realizou-se a pesquisa é o que diz respeito a uma escola isolada mista, localizada na povoação de Lagunita (região de Ponta Porã), pelos idos de 1916, conforme mencionou o professor em relatório produzido à época. A partir dessa fonte, explorou-se a relação entre a existência da escola, os alunos e a migração, como uma estratégia de estabelecer panorama das regiões isoladas no país, como foi o caso da mencionada. Como se pode constatar facilmente pelas pesquisas mais recentes e os dados que estamos apontando o então território do estado de Mato Grosso, no início do século XX, era composto por imensos espaços vazios, exceção feita ao extremo sul, cuja presença humana passou a ser mais considerável após o fim da Guerra do Paraguai, e, posteriormente, pela extração do mate nos ervais naturais amplamente dispersos campos daquela região.

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