Artigo Acesso aberto

A música como instrumento lúdico pedagógico na Educação Infantil

2018; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português

10.29327/evidencia.v14.i15.a2

ISSN

1808-2327

Autores

Ivana Guimarães Lodi, Lucas Matheus Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo traz uma discussao sobre a real importância da utilizacao da musicana sala de aula, e como essa arte pode ser utilizada como ferramenta ludico-pedagogica.Durante o processo de pesquisa houve tambem a necessidade de observar a trajetoria pelaqual a Educacao Musical passou no Brasil, desde o Periodo Jesuitico ate os tempos de hoje.O principal objetivo aqui e mostrar que a musica tem a sua grande parcela colaborativa nodesenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo das criancas, e observar como professoresdas redes privadas e publicas de ensino da cidade de Araxa lidam com essa arte dentro doambiente escolar. A investigacao foi elaborada atraves de uma revisao bibliografica, comcarater qualitativo, e foi necessario a utilizacao de um questionario, para compreendermelhor a realidade da utilizacao da musica. Concluiu-se, que essa arte mesmo com todaa sua complexidade, traz beneficios ao processo ensino-aprendizado dos alunos, mas queinfelizmente nao se tem uma ampla utilizacao dessa ferramenta.

Referência(s)