A música como instrumento lúdico pedagógico na Educação Infantil
2018; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português
10.29327/evidencia.v14.i15.a2
ISSN1808-2327
AutoresIvana Guimarães Lodi, Lucas Matheus Souza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo traz uma discussao sobre a real importância da utilizacao da musicana sala de aula, e como essa arte pode ser utilizada como ferramenta ludico-pedagogica.Durante o processo de pesquisa houve tambem a necessidade de observar a trajetoria pelaqual a Educacao Musical passou no Brasil, desde o Periodo Jesuitico ate os tempos de hoje.O principal objetivo aqui e mostrar que a musica tem a sua grande parcela colaborativa nodesenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo das criancas, e observar como professoresdas redes privadas e publicas de ensino da cidade de Araxa lidam com essa arte dentro doambiente escolar. A investigacao foi elaborada atraves de uma revisao bibliografica, comcarater qualitativo, e foi necessario a utilizacao de um questionario, para compreendermelhor a realidade da utilizacao da musica. Concluiu-se, que essa arte mesmo com todaa sua complexidade, traz beneficios ao processo ensino-aprendizado dos alunos, mas queinfelizmente nao se tem uma ampla utilizacao dessa ferramenta.
Referência(s)