Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construindo saberes nas redes sociais

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.85991

ISSN

1679-1916

Autores

Aline Bairros Soares, Sandra Palma Botega, Leila Maria Araújo Santos, Ricardo Machado Ellensohn, Cláudia Smaniotto Barin,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Imersos num mundo tecnológico, os jovens vêm desenvolvendo novas formas de aprender por meio do compartilhamento de saberes e questionamentos com seus pares nos ambientes virtuais oriundos das ferramentas da web 2.0. Nesse sentido o presente trabalho visa avaliar o uso das redes sociais como um espaço de compartilhamento e aprendizagem no ensino superior. O estudo consiste num relato de experiência do uso e produção de recursos educacionais digitais compartilhados no Facebook ® com estudantes de Agronomia ingressantes à universidade nos anos de 2015 a 2017. Os resultados apontam que, apesar das redes sociais requererem do professor uma nova postura no que tange ao planejamento, compartilhamento e monitoramento, o Facebook aproxima os agentes do processo de aprendizagem à medida que provê maior liberdade de expressão, o que resulta em maior participação dos estudantes e consequentemente na construção do conhecimento na coletividade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX