Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PB

2018; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21680/2447-3359.2018v4n2id15213

ISSN

2447-3359

Autores

Caio Lima dos Santos, Thiago Douglas Silva de Medeiros,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente.

Referência(s)