
FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
2018; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35572/rle.v18i2.1235
ISSN2358-5870
AutoresCristina Rothier Duarte, Ana Paula Serafim Marques da Silva, Girlene Marques Formiga,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNeste artigo, objetivamos relatar uma prática de leitura literária realizada durante a formação de professores de uma escola da rede pública municipal de ensino de João Pessoa-PB, em que trabalhamos com a contação de As aventuras de Bambolina (2006), de Michelle Iacocca. Os objetivos específicos são: relatar o desenvolvimento da prática de leitura do nosso corpus proposta por Dalvi e Silva (2016), bem como tecer considerações a respeito da importância das estratégias de leitura, especificamente, sobre o uso das conexões, recurso eleito para o trabalho com os professores e com os alunos, tratadas por Solé (1998) e por Girotto e Souza (2010). Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica. Como resultados, verificamos que a leitura literária, quando planejada e embasada teoricamente, constitui uma importante ferramenta para a formação leitora dos envolvidos.
Referência(s)