Artigo Acesso aberto Produção Nacional

FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

2018; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35572/rle.v18i2.1235

ISSN

2358-5870

Autores

Cristina Rothier Duarte, Ana Paula Serafim Marques da Silva, Girlene Marques Formiga,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Neste artigo, objetivamos relatar uma prática de leitura literária realizada durante a formação de professores de uma escola da rede pública municipal de ensino de João Pessoa-PB, em que trabalhamos com a contação de As aventuras de Bambolina (2006), de Michelle Iacocca. Os objetivos específicos são: relatar o desenvolvimento da prática de leitura do nosso corpus proposta por Dalvi e Silva (2016), bem como tecer considerações a respeito da importância das estratégias de leitura, especificamente, sobre o uso das conexões, recurso eleito para o trabalho com os professores e com os alunos, tratadas por Solé (1998) e por Girotto e Souza (2010). Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica. Como resultados, verificamos que a leitura literária, quando planejada e embasada teoricamente, constitui uma importante ferramenta para a formação leitora dos envolvidos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX