Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relações étnico-raciais e o trabalho com a Lei 10.639/03: análise de uma experiência com formação docente

2018; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33871/23594381.2018.16.1.1102

ISSN

2359-4381

Autores

Benedito Eugênio, Fabiana Ribeiro Santana,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Este artigo aborda a importância e a aplicação da Lei 10639/03, que obriga os estabelecimentos de ensino públicos e privados a implementarem nos seus currí­culos a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros. Apresenta em seu conteúdo o relato de uma experiência pedagógica. A experiência traz uma discussão sobre a problemática relativa à formação do professor, tomando como referência uma formação pedagógica promovida pela SMED de Vitória da Conquista e destinada a professores que trabalham com os conteúdos referentes à Cultura Africana. Diante disso, foi possí­vel observar quais os desafios enfrentados pelos professores que trabalham com a implementação da Lei 10639/03 nas escolas do municí­pio de Vitória da Conquista- Bahia.

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