
Das (im) possibilidades de avaliar a leitura literária na escola: um estudo de caso
2018; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 43; Issue: 78 Linguagem: Português
10.17058/signo.v43i78.11985
ISSN1982-2014
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho com o texto literário nos anos finais do ensino fundamental ainda carece de fundamentação teórico-metodológica clara – inclusive nos documentos oficiais – para balizar uma prática docente efetivamente produtiva no que tange à formação de leitores. Emparedado entre duas lógicas distintas de abordagem do texto literário, o EFII parece ficar à deriva entre a perspectiva da leitura como participação, segundo a qual a promoção da leitura se sobreleva ao texto, e a leitura como distanciamento, cuja ênfase formalista não raro rechaça a subjetividade leitora. Este trabalho pretende, então, a partir de um estudo de caso, apresentar uma alternativa de conciliação entre as duas perspectivas a partir do uso de instrumentos pedagógicos de registro da recepção subjetiva de textos literários: diário de leitura, autobiografia de leitor e correspondência literária. Acompanharemos o percurso de um aluno repetente do sexto ano do ensino fundamental ao longo de 2016 e 2017 por meio de seus testemunhos de leitor para mostrar como o investimento subjetivo no processamento da leitura torna possível não só o desenvolvimento de competências leitoras como o envolvimento afetivo com o ato de ler.
Referência(s)