
Quantitativa ou qualitativa? Um alinhamento entre pesquisa, pesquisador e achados em pesquisas sociais
2018; Universidade Fumec; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português
10.21714/pretexto.v19i4.5647
ISSN1984-6983
AutoresLuciano Ferreira da Silva, Rosaria de Fátima Segger Macri Russo, Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo teorico conceitual teve como objetivo refletir a respeito de uma relacao coerente entre paradigma, metodos e achados de uma pesquisa. Esse artigo se propoe a fomentar o debate com pesquisadores, alem de editores e revisores de revistas academicas. A discussao aqui apresentada segue de forma heuristica um debate com base em obras que tratam principalmente sobre pesquisas na area das ciencias sociais tendo como foco a area de administracao. O problema aqui evidenciado e o de o pesquisador adotar primeiramente como posicionamento de sua pesquisa uma abordagem metodologica. Destaca-se que o erro esta em defender pura e simplesmente uma estrategia metodologica como se essa fosse o paradigma de pesquisa. Assim, um alinhamento natural seria estabelecer uma relacao do paradigma de pesquisa para uma problematica, e dessa para uma estrategia metodologica. Espera-se com a discussao aqui apresentada contribuir com o conhecimento que sera construido com base em uma triplice perspectiva que permita a quem observa determinado fenomeno se posicionar. Assim, a visao de mundo do pesquisador o estimula a problematizar a realidade que o cerca, sendo que isso pode ser feito por uma lente que o coloque como observador e sujeito que integra sua subjetividade a analise, ou ainda como observador afastado do fenomeno de pesquisa de forma objetiva. Essa relacao muda a compreensao e o tipo de observacao que se dara sobre um fenomeno, o que impactara diretamente nos resultados de uma pesquisa.
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