Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva

2018; Universidade de São Paulo, Museu Paulista; Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/1982-02672018v26e34

ISSN

1982-0267

Autores

Carlos Lima,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

RESUMO O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e Jean-Baptiste Debret, datadas das primeiras décadas do século XIX e ampliadas em óleo sobre tela por Pereira da Silva quase cem anos depois. Diante da escassa iconografia sobre o passado paulista, a produção de tais imagens, baseadas em documentos tidos como autênticos dentro da concepção histórica de Taunay, poderia informar os visitantes a respeito de temas relacionados à história de São Paulo, como as monções e as bandeiras. São discutidas ainda as alterações realizadas no momento da ampliação dos desenhos, gravuras e ilustrações tomadas como fontes visuais para as pinturas, com o objetivo de realçar ou obscurecer certos elementos contidos nessas imagens, adequando-as ao discurso exaltativo proposto pelo Museu. Suas portas eram reabertas justamente para celebrar o Centenário da Independência e demonstrar a pujança econômica e política do estado de São Paulo diante dos demais estados da federação, atribuindo-a a atos protagonizados pelos paulistas e compreendidos como heroicos.

Referência(s)