
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALZHEIMER VOLTADO A IDOSOS ATIVOS, CAMPO GRANDE - MS
2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresLarissa Medina Rodrigues, Gabrieli Siqueira Magalhães, Giovanna Cristal Alcântara, Janaina Ávalos da Silva, Victória Borges Jussiani, Laís Alves de Souza Bonilha, Arthur de Almeida Medeiros,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoIntroducao: A disciplina de saude e cidadania (SACI), ministrada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como um dos objetivos despertar nos academicos a importância das intervencoes de saude a comunidade e como uma pratica inovadora uniu os estudante do 3o e do 5o semestre de fisioterapia. Alem de, desenvolver o trabalho em equipe, proporcionar um olhar ampliado ao individuo e apresentar de forma ludica sobre a doenca e as possiveis causas de habitos irregulares, com base nisso possibilitar o aperfeicoamento dos futuros profissionais da saude na abordagem e no raciocinio de intervencoes nao se limitando as especificidades da atuacao profissional. Descricao: Para as praticas da disciplina foram definidos um grupo de 5 integrantes que se denominou de florescer, atuou indo uma vez por semana durante seis meses ao local escolhido sendo o Centro de Convivencia do Idoso Edmundo Scheuneman. No qual, o publico de 30 a 50 idosos ativos na faixa de 60 a 80 anos que frequentam a instituicao diariamente. Outrossim, em uma das acoes foi trabalhado sobre o alzheimer e, esclarecer sobre os principais sinais e sintomas da doenca, bem como as maneiras de a prevenir, cuidando da saude mental. No primeiro momento, a responsavel se apresentou com o objetivo de ao final da intervencao questionou-se sobre as informacoes ditas no inicio. Em seguida, foi realizada uma demonstracao entre tres integrantes do grupo que buscou mostrar de forma pratica as sinapses dos neuronios tornando mais acessivel a compreensao. Ademais,foi proposto a dinâmica do telefone sem fio, para assim estimular o cognitivo e essa colocou os idosos em roda virados para a parede e um participante deveria fazer um movimento e repassar para o proximo, e assim sucessivamente, no final da dinâmica todos perceberam que o movimento feito no inicio ja nao era igual. Por fim, foi novamente dito a importância de estimular a memoria, seja em jogos, agendas ou em diarios. Impactos: Foi uma dinâmica muito produtiva, pois todas as academicas do grupo estavam bem atentas a possiveis duvidas e ajudaram a estipular uma forma mais atrativa para que todos pudessem ter uma maior acessibilidade e assim compreensao do conteudo. Consideracoes: Pode-se perceber a importância de trabalhar o tema e sempre buscar adaptar ao publico alvo, pois isso favorece nas possiveis mudancas de habitos e com isso sugerir ferramentas de estimulo como jogos,bloco de anotacoes e varios outros.
Referência(s)