Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SIQue – SISTEMA DE INDICADOR DE QUALIDADE ESCOLAR

2018; Linguagem: Português

10.17648/educare.v13i29.19406

ISSN

1981-4712

Autores

Roberta Pasqualli, Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer, Oto João Petry,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Atualmente existem vários instrumentos capazes de auxiliar na coleta e na organização de informações. Entretanto, em sua maioria, são sistemas voltados ao controle administrativo e burocrático. São raros os softwares que auxiliam na avaliação da qualidade institucional da escola básica. Neste trabalho, apresenta-se uma modelagem de software para a gestão da escola aprimorar as suas formas de avaliar a qualidade escolar, com a intenção de que seja um instrumento de comunicação e participação, por meio de indicadores de avaliação, para toda comunidade escolar. A elaboração da modelagem pressupôs uma análise de requisitos já fundamentada e a concepção de uma modelagem de software que resultou nos artefatos e na validação da especificação de requisitos. Como intencionalidade a proposição de uma ferramenta que a gestão escolar da educação escolar básica possa lançar mão para auxiliar no desenvolvimento de uma proposta educativa alinhada com a qualidade social emancipadora da escola.Palavras-chave:Políticas educacionais. Qualidade na Educação. Gestão Escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX