
PADLET COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.86051
ISSN1679-1916
AutoresPatrícia Grasel da Silva, Dione Sousa de Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDiante das possibilidades hipermidiáticas presentes na sociedade em rede, este artigo compartilha a experiência de uso do Padlet, um recurso colaborativo, online e gratuito, como um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a integração entre professores, alunos e conteúdos em um curso semi-presencial. O artigo tem como cenário de coleta de dados um curso de formação continuada sobre informática instrumental para profissionais da educação básica. Apresenta-se um estudo de caso que dialoga com conceitos sobre cibercultura e virtualização do conhecimento. O estudo caracteriza-se por ser qualitativo, com abordagem metodológica próxima a netnografia, considerando que os dados analisados que encontram-se no ciberespaço (padlet do curso e dos alunos). O envolvimento dos alunos com o Padlet é proveniente do plano de ensino que privilegia a exploração intensiva de atividades através de recursos colaborativos e on-line. Esses recursos possibilitam modelo didático e metodológico em que os alunos trabalham cotidianamente na Internet, articulando teoria e prática. O artigo revela a potencialidade dos recursos on-line e colaborativos como espaços digitais de apoio à formação. Sendo assim, entende-se que ferramentas como Padlet quando utilizados como ambientes virtuais de aprendizagem assumem um papel social que desenvolvem maior autonomia e organização diante da interação com conteúdo.
Referência(s)