Artigo Acesso aberto

IMAGENS, CORES E MÚSICA: O HAICAI DE ALICE RUIZ NA SALA DE AULA

2018; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35572/rle.v18i2.1103

ISSN

2358-5870

Autores

Marivaldo Omena Batista, José Hélder Pinheiro Alves,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência de leitura com os haicais de Alice Ruiz em uma turma do 1º ano do ensino médio. A experiência foi realizada em uma escola da rede pública da cidade de Maceió–AL, com a colaboração de 27 alunos, sendo que 19 estudantes tiveram uma participação mais ativa. Para a incursão da poesia no âmbito escolar, procuramos elaborar um fazer pedagógico calcado em algumas premissas do Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993). No que concerne aos estudos em torno do haicai de Alice Ruiz, apresentamos uma perspectiva crítica e analítica. Para isto, estudamos, em um primeiro momento, a fortuna crítica da poetisa através do olhar de Murgel (2010), Marques (2012), Cruz e Tinoco (2012). Em um segundo momento, analisamos alguns poemas sob o ponto de vista da estilística de Cohen (1974) e de Staiger (1975), chamando a atenção para alguns aspectos formais da obra e o sentido que assumem. Em seguida, abordamos as estratégias de leitura literária através das reflexões teóricas inspiradas em alguns preceitos da Estética da Recepção, de Jauss (1994). Por fim, discutimos a recepção e a experiência de leitura em sala de aula. Desse modo, os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram estudantes mais interessados na leitura de poesia em sala de aula, participativos e perceptivos no que se refere às questões estéticas e temáticas de alguns poemas da Alice Ruiz.Palavras-chave: Haicai. Alice Ruiz. Recepção. Experiência de leitura.

Referência(s)
Altmetric
PlumX