
Lupicínio Rodrigues e a Colônia Africana de Porto Alegre – Maneiras de Cantar como Maneiras de Sentir
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-8034.2018v20n1p67
ISSN2175-8034
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO artigo tem como foco o compositor e cantor Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre, 1914-1974), tendo dupla temática: a articulação, na canção, entre as maneiras de cantar (vocalidades), a melodia e a letra; e a teatralidade na construção do cantor como ator. Subsidiariamente, tematiza também a sequencialidade intercancional, característica importante do pensamento ameríndio tomada como modelo de compreensão da presente canção. O estudo das maneiras de cantar (e tocar) – temática que me ocupa desde o começo da carreira – alcançou excelentes resultados para a análise da canção na música popular já em minhas pesquisas sobre Adoniran Barbosa. O presente artigo evidencia que a voz de Lupicínio nas canções consideradas (Vingança e Nunca) é antes a do homem que a do macho, apontando para um horizonte de relações simétricas de gênero.
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