Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Apresentação- Dossiê: Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis.

2018; National History Association; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v7i13.458

ISSN

1806-3993

Autores

Juliana Alves de Andrade, Carmem Zeli de Vargas Gil, Juliana Pirola da Conceição Balestra,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

O dossiê intitulado Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis apresenta um conjunto de reflexões sobre a experiência latino-americana (Argentina, Chile, Uruguai e Brasil) no campo da aprendizagem história, educação em direitos humanos e temas sensíveis. Para tal, os pesquisadores abordarão como as aulas de história problematizam temas do passado recente (ditadura civil-militar, migrações contemporâneas...) e questões relativas à violação dos direitos humanos, bem como os desafios enfrentados pelos docentes no cotidiano escolar para historicizar temas ligadas ao preconceito racial, regional, social e cultural. Os artigos que compõem o dossiê ainda apresentam reflexões sobre a cultura política dos jovens no Chile, Uruguay e Brasil ao discutir as ideias dessa geração sobre fatos políticos do período de transição democrática. Por fim, os autores trazem reflexões sobre o desafio de formar o professor/pesquisador em História a partir de perspectiva em Direitos Humanos ou ainda como o ensino de história pode se tornar um espaço para reconciliação em situações afetadas por conflitos e violência.

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