
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
2017; Volume: 12; Issue: 7 Linguagem: Português
ISSN
2237-4760
AutoresHercília Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsen, Érika Castro Vasques, Marco Aurélio Reis dos Santos, Valdir Rosa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste trabalho apresentamos duas atividades didaticas desenvolvidas a luz da estrategia didatico-pedagogica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolucao de Problemas (TRP) com a utilizacao das Tecnologias Educacionais Moveis (TEM). O foco principal nao e a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteudo que esta sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estrategia didatico-pedagogica a ser incorporada nas propostas metodologicas para o ensino de Ciencias da Natureza e Matematica, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construcao do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das series iniciais da educacao basica (4o e 5o ano do Centro Educacional Lar Sao Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Parana). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestorio e as funcoes realizadas por seus orgaos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estimulo a pesquisa e a motivacao dos alunos e, tambem, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciencias por contribuir na compreensao significativa de conceitos cientificos relacionados a fenomenos naturais intrinsecos ao cotidiano dos alunos. Experiencias educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visao de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessarias para a compreensao dos saberes cientificos.
Referência(s)