Artigo Produção Nacional

ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS

2017; Volume: 12; Issue: 7 Linguagem: Português

ISSN

2237-4760

Autores

Hercília Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsen, Érika Castro Vasques, Marco Aurélio Reis dos Santos, Valdir Rosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho apresentamos duas atividades didaticas desenvolvidas a luz da estrategia didatico-pedagogica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolucao de Problemas (TRP) com a utilizacao das Tecnologias Educacionais Moveis (TEM). O foco principal nao e a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteudo que esta sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estrategia didatico-pedagogica a ser incorporada nas propostas metodologicas para o ensino de Ciencias da Natureza e Matematica, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construcao do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das series iniciais da educacao basica (4o e 5o ano do Centro Educacional Lar Sao Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Parana). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestorio e as funcoes realizadas por seus orgaos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estimulo a pesquisa e a motivacao dos alunos e, tambem, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciencias por contribuir na compreensao significativa de conceitos cientificos relacionados a fenomenos naturais intrinsecos ao cotidiano dos alunos. Experiencias educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visao de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessarias para a compreensao dos saberes cientificos.

Referência(s)