Os conceitos de “Incerteza” para Austríacos e Pós-Keynesianos:
2018; Mises Brazil Institute; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30800/mises.2018.v6.865
ISSN2594-9187
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoDistintas em vários aspectos, a Escola Austríaca e a Pós-Keynesiana consideram fundamental a ideia de “incerteza”. Este trabalho parte de uma perspectiva Austríaca para explicar em que medida a abordagem Pós-Keynesiana falha em entender a ideia de “incerteza”, com destaque à formulação de políticas governamentais. Em especial, o trabalho aborda uma tentativa de “conciliação” entre as duas escolas feita por Gerald O’Driscoll Jr. e Mario Rizzo, que gerou um debate entre diversos economistas Austríacos e Paul Davidson, um autor Pós-Keynesiano. Como causa e solução da controvérsia, será destacada a grande influência sobre os autores de Economics of Time and Ignorance, a saber, o caráter contestador da teoria de Ludwig Lachmann em relação à própria Escola Austríaca, considerando a incerteza como um fato que inviabiliza a observação de uma efetiva coordenação entre as ações de agentes dispersos.
Referência(s)