Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento do trabalho colaborativo entre uma professora de Educação especial e professores da classe comum

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2018v36n3p1031

ISSN

2175-795X

Autores

Josemaris Aparecida Martinelli, Célia Regina Vitaliano,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um processo de intervenção junto a uma professora especialista em Educação Especial e professores do ensino comum, visando à promoção de um trabalho colaborativo entre eles, em uma escola estadual com educação em tempo integral do estado do Paraná, com o intuito de aprimorar o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa uma professora especialista e quatro professores regentes da classe comum. Este estudo foi desenvolvido utilizando a metodologia da pesquisa colaborativa proposta por Ibiapina (2008). A coleta dos dados foi realizada em três fases: 1ª) levantamento das necessidades de formação dos participantes; 2ª) processo de intervenção e; 3ª) avaliação do processo de intervenção. Os resultados obtidos evidenciaram que o processo de intervenção, além de estabelecer a parceria entre os professores no planejamento e na prática pedagógica, também promoveu a formação em serviço.

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