Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE TECNOLOGIA VESTÍVEL: CARACTERÍSTICAS QUE INFLUENCIAM NA INTENÇÃO DE CONSUMO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1413-2311.225.85428

ISSN

1980-4164

Autores

Lorena Renata Costa Cantanhede, Edgar José Pereira Dias, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Emílio José Montero Arruda Filho,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

RESUMO O presente estudo trata sobre as características que influenciam a intenção de consumo de produtos tecnológicos vestíveis, baseado nos valores hedônicos, utilitários e de status social. O objetivo é compreender como se dá o processo de consumo dos relógios inteligentes (Apple Watch), identificando as características de compras dos usuários, dado a pouca prática tecnológica e percepção da utilidade do produto. Realizou-se uma pesquisa de campo, com a finalidade de analisar a intenção de consumo dos usuários, com aplicações de questionários abertos com imagem e características das funcionalidades do produto, nos quais os usuários podiam expressar abertamente suas opiniões para que em seguida fosse realizado a análise do conteúdo dos comentários. Os resultados obtidos apontam a existência de uma ligação entre fatores comportamentais como hedonismo, utilitarismo, status social, risco social, inveja e cobiça e sua influência quanto ao uso e consumo do relógio inteligente Apple Watch.

Referência(s)