
Favela – lugar para se visitar ou evitar? As contradições na mídia sobre o turismo em favelas no Rio de Janeiro
2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 32; Issue: 81 Linguagem: Português
10.4013/ver.2018.32.81.01
ISSN1806-6925
AutoresMariana Alves Madureira, Elizabeth Oliveira, Marta de Azevedo Irving, Frederico Augusto Tavares,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO turismo em favelas tem suscitado inúmeras controvérsias na academia, no trade turístico e, também, na cobertura jornalística. Considerando a importância da mídia na difusão da imagem veiculada sobre essas localidades e sobre o próprio turismo ali desenvolvido, este artigo foi construído com o objetivo de interpretar como a mídia digital decodifica e dissemina as informações sobre o turismo em favelas no Rio de Janeiro. Para tanto foi escolhido como recorte temporal os Jogos Olímpicos Rio 2016, período de grande visibilidade para a cidade. Para o desenvolvimento das análises, a noção de dispositivo, concebida por Foucault e desenvolvida por Deleuze, por meio da proposta de “geografia filosófica”, constituiu a lente teórica da interpretação. Com base nessa inspiração teórica e, por meio da leitura crítica de 49 publicações, difundidas por 33 mídias digitais, foi possível perceber que o discurso jornalístico sobre o turismo em favelas é polêmico e, também, contraditório. Para além do recorte temático proposto – o turismo em favelas – emergiu dessa análise o enunciado sobre o lugar favela, de forma mais ampla, evidenciando o forte estigma ainda vinculado a esses espaços na interpretação da mídia, mesmo no contexto favorável vivido pela cidade nesse período.Palavras-chave: favela, turismo, mídia, dispositivo.
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