Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acidente nuclear de Goiânia nos libros didáticos de física

2019; District University of Bogotá; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14483/23464712.12578

ISSN

2665-3303

Autores

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Júpiter Cirilio da Roza da Silva, Luiz Marcelo Darroz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo parte da identificação da necessidade de introduzir tópicos de Física Nuclear no ensino médio, bem como de inserir uma abordagem didática voltada às discussões envolvendo Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Tais aspectos, que são consubstanciados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), definem o objetivo da investigação, que se ocupa de analisar a forma como o acidente nuclear de Goiânia, sucedido em 1987, e que, portanto, completa 30 anos em 2017, é abordado nos livros didáticos de Física recomendados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Para tanto, discute-se a forma como o conteúdo de Física Moderna e Contemporânea tem sido agregado ao ensino médio. Essa reflexão, somada à discussão sobre a importância de debater os acidentes nucleares no contexto escolar é pautada pelo relato sobre o episódio ocorrido em Goiânia, considerado o maior acidente nuclear da história brasileira. Como resultados, o estudo acena para a presença tímida deste acidente nos livros didáticos analisados, bem como para a necessidade de abordar questões como essa no contexto escolar como forma de contribuí para a alfabetização científica dos jovens.

Referência(s)