Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 55 Linguagem: Português

10.12957/teias.2018.34081

ISSN

1982-0305

Autores

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O estudo de perspectiva hermenêutica e dialética aborda o poder de persuasão de imagens e símbolos na produção da identidade social, tomando como base o uso da suástica pelo regime nazista de Hitler. A propaganda nazista simbolizada nas distorções da suástica e no poder do convencimento cumpre funções irracionais de manipulação coletiva travestidas de racionalidade. No texto, apresentamos aspectos da historicidade do símbolo como necessário à compreensão do ser, da cultura e das inter-relações humanas no mundo da vida, para renovar as dimensões pedagógicas, ontológicas e psicológicas. Por fim, problematizamos o poder engenhoso de persuasão dos mecanismos da cultura contemporânea com capacidade de provocar espanto e emoções empáticas para o movimento de alienação social e/ou humanização.

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