Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESCULTURA CERÂMICA PÚBLICA: A RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE A ARTE, MUNICÍPIOS E A INDÚSTRIA

2018; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5965/2358092518182017122

ISSN

2358-0925

Autores

Sérgio Vicente, virginia frois,

Tópico(s)

Medieval Architecture and Archaeology

Resumo

A análise de dois exemplos de escultura cerâmica monumental concluídas em 1993 e 1998, na cidade de Almada, Portugal, respetivamente o Monumento ao Associativismo e à Vida, é demonstrativa dos modos de promoção e produção da cerâmica adaptada às exigências dos projetos de escultura monumental para o espaço público. Obras que foram a génese de um modelo que levou ao estabelecimento, ao longo dos últimos vinte anos, de fortes ligações entre escultores, universidade, autarquias e os polos mais importantes da indústria cerâmica portuguesa, num contexto de contínua e agonizante crise na industria cerâmica. A análise da história destas duas obras, é a história de um modelo de promoção de escultura humanista por órgãos municipais socialmente engajados, no qual, a cerâmica de grande escala teve o seu protagonismo na cidade na década de 90, numa época de pujante infraestruturação urbana, contrariando a crise social-urbana de décadas anteriores.

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