
A PRODUÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NOS DISCURSOS DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO: NOVOS RUMOS”
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34024/olhares.2018.v6.730
ISSN2317-7853
AutoresEliana Póvoas Pereira Estrela Brito,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA aprovação da recente reforma do ensino médio contou com o apoio decisivo das diferentes mídias ao produzirem e colocarem em circulação um conjunto discursivo que, a um só tempo, decretavam a decadência da educação secundária no Brasil e elegiam o “novo ensino médio” como a solução para o futuro da educação nacional. Este trabalho, apoiado nos estudos de Deleuze (1992) sobre as sociedades de controle e na noção de modo de endereçamento, trabalhada por Ellsworth (2001), analisa o programa: “Educação: Novos Rumos”, produzido e exibido pela TV Cultura, evidenciando as estratégias discursivas utilizadas em prol das práticas reformistas. PALAVRAS-CHAVE: Mídia, ensino médio, formação de professores
Referência(s)