Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Experimentos do Êxodo: Julio Le Parc e o GRAV

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5216/hr.v22i3.47578

ISSN

1984-4530

Autores

Leandro Cândido de Souza,

Tópico(s)

Historical and Political Studies

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os primeiros anos da produção artística de Julio Le Parc (1928-) em solo francês, abarcando as obras elaboradas entre o início de sua residência (1958) e a consolidação política de suas atividades, a partir da exposição Amérique Latine Non Officielle (1970). Desse modo, espera-se demonstrar como a coexistência entre cinetismo, experimentação perceptiva e interação lúdica no GRAV (Groupe de Recherche d’Art Visuel, 1960-1968), não só preparou o terreno para a consagração internacional do artista (alcançada com o prêmio na Bienal de Veneza em 1966), como criou as condições para um exercício de funcionalização política da arte como instrumento de denúncia (em solo europeu) da luta dos povos oprimidos, especialmente os latino-americanos.

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