Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O emprego de suportes historicamente rejeitados pela tradição artística no ensino de Artes Visuais

2018; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1984-3178

Autores

Glenda Maíra Silva Melo,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este pesquisa analisa a metodologia de ruptura do suporte elaborada para o ensino de artes visuais na E.M.E.B “Engenheiro Agronomo Urbano de Andrade Junqueira” da cidade de Guara. O objetivo desta pesquisa e identificar abordagens de ensino capazes de suplantar a falta de recursos materiais, informacionais e instrumentais e de aproximar o universo das artes visuais da realidade sociocultural dos educandos. A proposta metodologica desenvolvida consistiu na utilizacao de materiais historicamente rejeitados pela tradicao artistica na producao de esculturas, pinturas, desenhos e gravuras. Tal metodologia teve inspiracao no movimento italiano da arte povera, que defendia a utilizacao de suportes nao convencionais como forma de promover o fim da barreira entre a arte e o proletariado. A pesquisa-acao correspondeu a metodologia empregada durante todo o percurso investigativo. Os resultados obtidos apontam que a falta de material e instalacoes adequadas nao deve se transformar em empecilho para o ensino de artes visuais, ja que o emprego de materiais diversos e de variedade tecnica permitiu o enriquecimento das experiencias artisticas vivenciadas pelos alunos. A relevância deste estudo esta em fornecer subsidios a professores que nao dispoem de recursos importantes para o ensino de artes visuais nas instituicoes onde atuam.

Referência(s)