Jornalismo participativo e audiências ativas: Uma análise dos espaços de participação nos websites de noticiários televisivos da Espanha e do Brasil

2018; Facultad de Comunicación y Relaciones Internacionales Blanquerna, Universidad Ramon Llull; Issue: 42 Linguagem: Português

ISSN

2340-5007

Autores

Jhonatan Alves Pereira Mata, Pere Masip,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Em tempos de convergencia, a TV se distancia da metafora de “janela para o mundo” e se configura como varias janelas —para varios mundos— ao me­nos no que diz respeito ao suporte ou as formas de acesso ao material produzido para televisao. Os websites criados para divulgar e, com menor frequencia, am­pliar reflexoes sobre o material produzi­do para jornalismo de TV sao exemplos dessas formas de contato com os produ­tos, em principio, “televisivos”. O princi­pal proposito deste trabalho e analisar como 4 principais canais —2 privados e 2 publicos— no Brasil e na Espanha in­tegram os CGUS —conteudos gerados por usuarios em suas producoes telejor­nalisticas por meio de seus respectivos websites—. Pretendemos, desta forma, identificar semelhancas e afastamentos entre as formas de participacao possibi­litadas por estas midias nos dois paises do recorte. Os resultados mostram que, embora haja por parte das emissoras, uma convocacao para a “pro-ativida­de” das audiencias, os espacos disponi­bilizados nos sites ainda se restringem, em grande parte, as possibilidades de compartilhamento das producoes “ofi­ciais”, com subutilizacao da interativi­dade produtiva dos colaboradores. In times of convergence, television dis­tances itself from the metaphor of “a window into the world”, and is configu­red as multiple windows —into various worlds— at least in terms of support or the forms of access to the material produced for television. Websites desig­ned to broadcast and, less frequently, to broaden reflections on the material produced for television journalism are examples of such forms of contact with products that are, in principle, “television” products. The main purpose of this paper is to analyze how four mains­tream channels in Brazil and Spain, two of which are private and two of which are public, integrate user-generated content (UGC) in their television news productions through their respective websites. In this way, we intend to iden­tify similarities and differences between the forms of participation made possi­ble by these media in the two countries represented in the sample. The results show that, although there is a call for audience “proactivity” from the broad­casting stations, the spaces made avai­lable on the sites are still restricted, in large part, to the possibilities of sharing “official” productions, with underutili­zation of the productive interactivity of collaborators.

Referência(s)