Jornalismo participativo e audiências ativas: Uma análise dos espaços de participação nos websites de noticiários televisivos da Espanha e do Brasil
2018; Facultad de Comunicación y Relaciones Internacionales Blanquerna, Universidad Ramon Llull; Issue: 42 Linguagem: Português
ISSN
2340-5007
AutoresJhonatan Alves Pereira Mata, Pere Masip,
Tópico(s)Multimedia Communication and Technology
ResumoEm tempos de convergencia, a TV se distancia da metafora de “janela para o mundo” e se configura como varias janelas —para varios mundos— ao menos no que diz respeito ao suporte ou as formas de acesso ao material produzido para televisao. Os websites criados para divulgar e, com menor frequencia, ampliar reflexoes sobre o material produzido para jornalismo de TV sao exemplos dessas formas de contato com os produtos, em principio, “televisivos”. O principal proposito deste trabalho e analisar como 4 principais canais —2 privados e 2 publicos— no Brasil e na Espanha integram os CGUS —conteudos gerados por usuarios em suas producoes telejornalisticas por meio de seus respectivos websites—. Pretendemos, desta forma, identificar semelhancas e afastamentos entre as formas de participacao possibilitadas por estas midias nos dois paises do recorte. Os resultados mostram que, embora haja por parte das emissoras, uma convocacao para a “pro-atividade” das audiencias, os espacos disponibilizados nos sites ainda se restringem, em grande parte, as possibilidades de compartilhamento das producoes “oficiais”, com subutilizacao da interatividade produtiva dos colaboradores. In times of convergence, television distances itself from the metaphor of “a window into the world”, and is configured as multiple windows —into various worlds— at least in terms of support or the forms of access to the material produced for television. Websites designed to broadcast and, less frequently, to broaden reflections on the material produced for television journalism are examples of such forms of contact with products that are, in principle, “television” products. The main purpose of this paper is to analyze how four mainstream channels in Brazil and Spain, two of which are private and two of which are public, integrate user-generated content (UGC) in their television news productions through their respective websites. In this way, we intend to identify similarities and differences between the forms of participation made possible by these media in the two countries represented in the sample. The results show that, although there is a call for audience “proactivity” from the broadcasting stations, the spaces made available on the sites are still restricted, in large part, to the possibilities of sharing “official” productions, with underutilization of the productive interactivity of collaborators.
Referência(s)