Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atuação das Associações Escolares Notre Dame no contexto da colonização em Maravilha/SC (1954-1976)

2018; Centro de Organização da Memória Sócio-Cultural do Oeste de Santa Catarina; Volume: 31; Issue: 49 Linguagem: Português

10.22562/2018.49.04

ISSN

2175-0173

Autores

Vitor Marcelo Vieira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as atividades que as Associações Escolares desempenhavam no interior e no entorno do Grupo Escolar Nossa Senhora da Salete, conduzido pela Congregação das Irmãs de Notre Dame, no contexto da colonização em Maravilha/SC, entre 1954 e 1976. O período, marca a chegada das irmãs à Vila Maravilha, como era chamado o local, e o encerramento das atividades das religiosas à frente da escola no final da década de 1970. A investigação em documentos contempla o período em que a ordem religiosa protagonizou os rumos educacionais no povoado. Estudar esse recorte é ter em mente que o historiador: “é sempre de um tempo, aquele em que o acaso o fez nascer e do qual ele abraça, às vezes sem o saber, as curiosidades, as inclinações, os pressupostos [...] postulados de sua época” (RÉMOND, 2003, p. 14). Assim, a escolha dos documentos é no sentido de apresentar elementos e inquietações que estão presentes, e que faz parte da tese de Doutorado em História desse autor. A escolha do recorte temporal busca investigar a atuação das Associações Escolares Notre Dame no contexto da colonização, com a presença de colonos que migraram do Rio Grande Sul.

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