
A Representação dos mongóis em Alexander Nevsky, de Sergei Eisenstein
2017; Volume: 12; Issue: 12 Linguagem: Português
10.29022/chufpe.issn2594-3766.2017.12.14
ISSN2594-3766
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO seguinte artigo pretendeu abordar o filme propagandístico Alexander Nevsky , 1938, do aclamado cineasta soviético Sergei M. Eisenstein, buscando analisar como os mongóis foram representados e quais as implicações dessas para uma compreensão mais profunda da obra. Partindo dos complexos cenários (URSS frente a uma guerra que estava por vir e a Rus medieval atacada por cavaleiros germânicos e sob o que se consagrou na historiografia enquanto O Jugo Mongol) que entram em contato através da película, buscou-se compreender quais as influências que uma nação que se preparava para a guerra teve sobre a construção de uma narrativa cinematográfica do passado. The following article intends to address the film Alexander Nevsky , 1938, by acclaimed soviet filmmaker Sergei M. Eisenstein, seeking to analyze how the Mongols were represented, and what its implications for a deeper understanding of the work. Starting for the complex scenarios (USSR facing a war that was to come and the medieval Rus attacked by the Germanic knights and under what was consecrated in the historiography as The Mongol Yoke), seeking to understand what options a nation preparing for war made as far as the construction of a cinematic narrative of the past was concerned.
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