Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Mais parece um saca-rolha que um caminho!”: identidades contingentes de pesquisadora em ciências biológicas a pesquisadora em ciências humanas

2018; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782018230092

ISSN

1809-449X

Autores

Patrícia Petitinga Silva, Andréia María Pereira de Oliveira, Elizeu Clementino de Souza,

Tópico(s)

Participatory Visual Research Methods

Resumo

RESUMO O estudo objetiva analisar de que maneira as experiências negociadas, como pesquisadora das áreas de ciências biológicas e ciências humanas, produziram fragmentos de identidades contingentes. Nessa pesquisa autobiográfica, a história de vida é utilizada como objeto, fonte e método de investigação qualitativa. Nas trajetórias de mudanças paradigmáticas analisadas, a (des)construção simultânea de identidades docentes foi fundamental para que a subjetividade e a reflexividade passassem a ser valorizadas nas pesquisas. As identidades são (des)construídas como formas de ser, de relacionar-se e de participar em contextos sócio-históricos e culturais diversos, entendendo que as criações científicas e artísticas são, ambas, narrativas que combinam metáforas e conceitos. Assim, buscamos no diálogo instituído com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, (re)descobrir o contraponto entre ciência e arte como possibilidade de conhecimento.

Referência(s)