
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA PLATAFORMA FREIRE, PROFEBPAR/PARFOR/UFMA: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
2018; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18817/pef.v23i1.1662
ISSN2176-0136
AutoresGrigorio Duarte Neto, Janick de Lisieux Diniz Serejo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho visou analisar a contribuicao da Psicologia da Educacao para o formato da concepcao de ensino adotada nos cursos de formacao de professores, tomando por base um curso de graduacao em Pedagogia, licenciatura, presencial, oferecida no interior do Estado do Maranhao (municipio de Timbiras), com professores tambem de Coroata, no âmbito do Programa Nacional de Formacao de Professores do Plano de Acoes Articuladas do Ministerio da Educacao, analisando-se o projeto pedagogico deste. Foi realizada uma analise documental do projeto politico-pedagogico do curso, com foco no conteudo desenvolvido em sua ementa, estabelecendo-se relacoes com a pratica social a ser encaminhada atraves do ciclo docente desenvolvido pelo exercicio do magisterio na Educacao Basica, atraves da demonstracao de passos didaticos da concepcao historico-critica de Educacao, os quais podem favorecer tal processo. Realizaram-se roteiros de entrevistas com duas professoras de Educacao Basica (uma de Educacao Infantil e a outra de Anos Iniciais de Ensino Fundamental), a fim de estabelecer-se um dialogo entre o conteudo apreendido e aprendido em Psicologia da Educacao e a sala de aula de uma escola publica do municipio de Coroata – MA. Palavras-chave: Psicologia da Educacao; Pedagogia Historico-Critica; Passos Didatico-Pedagogicos; Projeto Politico-Pedagogico; Programa Nacional de Formacao de Professores da Educacao Basica.
Referência(s)