Artigo Acesso aberto

A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

2018; Volume: 13; Issue: 10 Linguagem: Português

10.29031/pedf.v13i10.366

ISSN

2237-4760

Autores

Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada.

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