
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 15 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2018.7280
ISSN2447-1801
AutoresGeralda Aparecida de Carvalho Pena,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA criação dos Institutos Federais (IFs) a partir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei 11.892/08) apresenta novas configurações para o ensino nessas instituições, demandando a contratação de novos professores para atender a todos os campi dos trinta e oito IFs existentes nos diferentes estados brasileiros. O número de professores ingressantes nessas instituições é expressivo e sua inserção nessa realidade apresenta diferentes desafios, considerando que uma especificidade da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e na educação superior está relacionada ao perfil dos docentes: embora possuam ampla formação em sua área específica de conhecimentos em nível de pós-graduação, um número significativo de professores não possui formação para o magistério. Esse fato coloca para estas instituições a necessidade de desenvolver programas voltados para o desenvolvimento profissional docente que abordem as especificidades do processo de ensino, condizentes com essa realidade, tendo como base os desafios enfrentados pelos professores no período de inserção na docência e durante a trajetória profissional. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida no IFMG Campus Ouro Preto, que buscou identificar as necessidades formativas dos professores iniciantes nessa modalidade de ensino, de forma a subsidiar a elaboração de desenvolvimento profissional docente. Os sujeitos da pesquisa foram os professores ingressantes na instituição a partir de 2009 e a metodologia utilizada foi de cunho quantitativo e qualitativo. Os resultados possibilitaram a identificação das necessidades formativas dos docentes e apontaram indicadores para a elaboração de um programa de desenvolvimento profissional docente para a instituição.
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